Coaching e Comunicação

Cada vez mais ouvimos falar de coaching e afinal o que sabemos?

Coaching é um processo ? uma ferramenta? um método? uma competência ?

Na verdade, coaching é comunicação. É um processo que envolve alguém que quer atingir um objetivo e alguém que o vai ajudar a atingi-lo.

O coaching é um processo objetivo que leva a um resultado que foi estabelecido e que é atingido através do desenrolar de ações especificas e mensuráveis.

Como  se realiza? Comunicando com um propósito e um pressuposto.

O propósito é levar o coachee a atingir o seu objetivo, o pressuposto é acreditar que ele tem, e ou é capaz de adquirir os recursos necessários para lá chegar.

Este pressuposto é fundamental no estabelecimento da relação porque um coach não é um mentor nem um consultor. Na verdade é este pressuposto que cria a diferença do processo de coaching dos restantes e de certa forma é também o que o torna num processo tão poderoso.

É o coachee o responsável, é ele que cria o seu plano é ele que conduz e encontra a motivação a força e o caminho que acha adequado para atingir o seu objetivo. É ele que tem as respostas . O coach faz as perguntas.

No meio é de comunicação que estamos a falar. O processo de coaching é fundamentalmente um processo de comunicação.

O coach, independentemente do objetivo a alcançar  utiliza  as ferramentas da comunicação eficaz :

– O rapport –  Estabelecer empatia e confiança, gerando um clima de harmonia através da capacidade de se colocar na situação do seu interlocutor espelhando comportamentos.

– A escuta ativa – O Foco no outro, a concentração total no que o outro nos diz, o silencio, as perguntas, a genuinidade do interesse.

– Linguagem não verbal – A calibração da linguagem falada com a expressa pela fisiologia é fundamental. A observação de todas as informações não verbais que possam contribuir para uma melhor interpretação do coachee.

– A comunicação positiva – O enfoque é no futuro. As perguntas devem ser  positivas e não intimidatórias ou de controlo. O objetivo é encontrar novas possibilidades novas soluções.

-O feedback – Entre coach e coachee o feedback é fundamental em cada passo, em cada sessão a garantia que estão no mesmo caminho em parceria.

As Perguntas :  O coach não dá opiniões nem formula conselhos. As perguntas devem levar à autorreflexão do coachee. Devem ser abertas estimulantes e sem cariz de julgamento.

Coaching para mim é um processo que nos permite ajudar alguém a atingir os seus objetivos acreditando que essa  pessoa  tem as soluções. Como fazê-lo ? Com comunicação eficaz.

Por Vera Norte, Founder & Managing Partner Comunicatorium PWN mentor

Clique aqui para ver o artigo.