A Associação CAIS, a Fundação Infantil Ronald McDonald, a Associação Vida Norte e Fundação Afid Diferença foram as quatro instituições abrangidas em Abril deste ano pelo programa “Capacitar a Economia Social em Comunicação” numa parceria com a Fundação Montepio e o Comunicatorium, no âmbito da qual foi colocada à disposição, a plataforma tecnológica de gestão da comunicação, a primera do mercado português desenvolvida pela Consultora de Comunicação e Universidade de Aveiro.
Numa sessão realizada no 7 de Dezembro na Atmosfera M em Lisboa, as instituições fizeram o balanço dos resultados obtidos com a utilização da Plataforma Comunicatorium, bem como do conhecimento e das competências em Comunicação, adquiridos ao longo de 8 meses de trabalho.
Na sessão que contou com a presença dos promotores do programa, Margarida Vieira Martins, Consultora de Comunicação da Fundação Infantil Ronald McDonald referiu que o projeto obrigou a pensarem a comunicação de forma diferente.
“Foi um exercicio extraordinario e muito importante para nós” citou Conceição Cordeiro, Diretora Executiva da CAIS que acrescentou, “Temos feito comunicação indo atrás dos projectos, a Plataforma fez-nos parar para pensar. Pela primeira vez vamos ter uma reunião de Direcção dedicada exclusivamente ao tema da comunicação“.
Na Vida Norte, Mafalda Teixeira Bastos, reponsável pela Comunicação e Fundraising afirmou, “começou como sendo um bicho papão , transformou-se num desafio e hoje é uma ferramenta encarada com enorme entusiamo”. Mafalda salientou ainda os novos conceitos aprendidos e que normalmente não são utilizados pelo Terceiro Sector, e o facto de passarem a ter uma comunicação integrada com a estratégia da organização.
Já para o Presidente da Fundação AFID, a comunicação é vista por esta instituição como uma das questões mais importantes para a organização, nomeadmente na área de gestão de pessoas. Domingos Rosa concluíu “Esta ferramenta é fundamental para melhorar o sistema“.
Paula Guimarães, Diretora da Fundação Montepio, responsável pelo apoio financeiro do programa referiu “Estamos muito satisfeitos por este apoio ter ido ao encontro das necessidades das Instituições e também pela escolha que fizemos para este projecto piloto“.
Vera Norte e Luís Roberto, fundadores do Comunicatorium, esperam que outras instituições se juntem ao grupo da frente, neste programa de Capacitação em Comunicação para a Economia Social, numa parceria que se mantém no próximo ano.
Sobre a Fundação Montepio
A Fundação Montepio, entidade de utilidade pública, criada em 1995 pelo Montepio Geral - Associação Mutualista, assume um papel fundamental no estabelecimento de parcerias e na concessão de apoios ao Terceiro Setor e tem por vocação e objeto a solidariedade social, entendida como atitude de ajuda em prol da inclusão, da coesão social e do desenvolvimento.
Tem por objetivo promover a economia social e o mutualismo, assumindo-se como entidade responsável pela efetivação da responsabilidade social externa do Montepio e pela realização de uma intervenção integrada em prol do desenvolvimento sustentável.
Sobre o Comunicatorium
Fundado por Vera Norte e Luis Roberto, o Comunicatorium é uma consultora de comunicação e o primeiro player do mercado Português a proporcionar uma plataforma tecnológica de apoio à gestão da comunicação organizacional, desenvolvida em parceria com a Universidade de Aveiro.
Com uma filosofia bem definida e uma metodologia inovadora, o Comunicatorium vem dar resposta às necessidades das empresas, complementado por linhas de serviço especializadas de formação e consultoria de comunicação.