Chegou a hora de regressar ao trabalho, e muitas empresas questionam-se sobre o momento para voltarmos a ter interação social. “Agora ? ou permanecemos em teletrabalho ?”
Qual o impacto de manter as pessoas em casa ? Em primeiro lugar torna-se fundamental perceber o que sentem, quais as suas principais preocupações e as suas expetativas.
Segundo os resultados de alguns inquéritos realizados nos últimos meses, mostram-nos em média que 63% das pessoas que trabalham em casa, afirmam que a comunicação interna passou a ter um papel muito importante nesta nova fase da vida das empresas.
Num momento em que o teletrabalho é uma realidade para muitos, os canais mais eficazes da comunicação interna são para 85%, o e-mail, seguido das ferramentas de videoconferência (65%), e das plataformas colaborativas (ex.Microsoft Teams entre outras).
Relativamente á frequência da comunicação, 68% das pessoas recebem pelo menos uma vez por semana, informação da sua empresa sobre a pandemia. Para 73% dos inquiridos, a produtividade e a concentração são as principais preocupações, e 50% consideram importante a formação sobre como gerir o trabalho e a família.
Neste regresso ao trabalho qual a melhor forma de comunicar com as pessoas, e como mantê-las ligadas à cultura da organização ?
Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam, é a criação de um plano de comunicação interna capaz de reforçar a ligação entre os colaboradores e a empresa. Para que consiga ter êxito com a sua implementação, comece por:
1. Definir os tipos de conteúdos que irão ser trabalhados pela comunicação interna ao longo dos próximos meses (ex: o plano de contingência da empresa no combate à pandemia, sobretudo em relação às orientações de controle divulgadas pela OMS e pelo Ministério da Saúde, principais projetos e desafios da empresa, etc ). Crie espaços para dar a palavra ao CEO, pois mostra o cuidado da empresa com todos.
2. Definir as iniciativas que promovam a interação e o desenvolvimento dos colaboradores. Não se esqueça que as pessoas precisam falar e serem ouvidas, e é necessário continuar a preservar a saúde de todos. Este é também o momento de melhorar a comunicação entre a liderança. Desenvolva sessões virtuais de sensibilização das chefias sobre a importância da comunicação na gestão das emoções nas suas equipas.
3. Definir as campanhas internas, tendo como objetivo o envolvimento e a participação dos colaboradores, respeitando as recomendações das entidades oficiais de saúde, orientadas por temas que integrem os valores e o propósito da empresa. Aproveite o atual contexto e implemente campanhas onde os colaboradores possam participar à distância em torno de um objetivo comum (ex: contribuição para as metas dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).
O plano de comunicação interna, deverá ter na sua base uma “comunicaçãopositiva, i.e uma comunicação regular sem ser abusiva, capaz de jogar na antecipação , uma comunicação transparente e clara, que seja empática, baseda em factos, focada nas pessoas e na sua motivação, agindo como um parceiro estratégico do negócio, capaz de facilitar e suportar as decisões da Gestão.
Reforçar a cultura organizacional em teletrabalho ? A resposta é Sim.
Luis Roberto @comunicatorium
Veja este artigo aqui.