Quer melhorar a Comunicação na sua equipa?

Um bom clima de relacionamento entre os elementos de uma equipa é fundamental para o estabelecimento de relações de cooperação que levam a um ambiente positivo e de procura de soluções.

Há comportamentos que trazem um clima de desinteresse e apatia. Acredito que alterando a forma de comunicar conseguimos melhorar substancialmente o clima na nossa equipa, na nossa organização.

Aqui ficam 3 recomendações:

  • O Julgamento

Faz parte da nossa forma de estar a constante avaliação dos que nos rodeiam. Analisamos e julgamos face ao que nós somos e ao que percecionamos.

O juízo de valor, a crítica acontece quase sempre em surdina e partilhada com os que são da mesma” tribo”. Evite fazer juízos de valor sobre o comportamento dos outros e sobretudo evite a “fofoca”. A transparência da comunicação e a análise sem pré-conceitos é uma mais- valia importante no estabelecimento de um bom clima relacional.

  • A Negatividade

“We´ll never make it”…Seja construtivo. Ou neutro. Não destrua ou diga mal sem saber exatamente de que se trata. Se não concorda, exprima a sua opinião de forma construtiva. Estar sempre a reclamar não o ajuda, e acredite, não faz mudar. A mudança tem de ser partilhada e construída na perspetiva de algo melhor. Não se precipite nas conclusões e tente abordar os problemas de forma positiva.

  • As Desculpas

Há uma tendência natural para a desculpabilização. As desculpas não remedeiam. Não vale a pena desculpar-se se não está verdadeiramente ciente do que fez mal e sobretudo se não está disposto a alterar algo para que não volte a acontecer. Mais do que desculpar-se tente em conjunto encontrar forma de evitar a recorrência do erro. Na verdade o erro é um processo de aprendizagem extremamente eficaz. É importante criar uma cultura de aprendizagem e não uma cultura de desculpabilização.

E por fim “Walk the talk “; dê o exemplo 😊

Por Vera Norte, Founder & Managing Partner Comunicatorium PWN mentor

Clique aqui para ver o artigo.