Técnicas de comunicação faladas e escritas e comunicar projetos sociais, são alguns dos temas que integram a primeira fase do Programa de Capacitação da Economia Social em Comunicação , que se iniciou no dia 15 de Fevereiro em Lisboa, e que se prolonga pelos próximos 11 meses.
Constituído por 4 fases, o Programa de Capacitação está em marcha pelo segundo ano consecutivo e resulta da renovação da parceria entre a Fundação Montepio e o Comunicatorium.
Formar as instituições da Economia social em comunicação organizacional, ajudá-las na criação do seu plano estratégico de comunicação e acompanhamento da implementação das iniciativas de comunicação, são os objetivos deste programa inovador.
A primeira sessão de formação teve lugar na Atmosfera M, e reuniu vários dirigentes das 4 instituições que contam com o apoio da Fundação Montepio – Associação CAIS, CEIFAC – Centro de Apoio Familiar de Coimbra, Fundação Infantil Ronald McDonald e NECI – Nucleo Especializado para o Cidadão Incluso.
Para o Comunicatorium, a comunicação é um processo vital para qualquer organização que deseje construir uma imagem sólida no mercado onde opera.
Para as instituições do economia social acresce a este desafio, a necessidade de captação dos recursos para a manutenção dos seus projectos sociais. A existência de uma estratégia de comunicação, possibilita a criação de um espaço na mente dos beneficiários, potenciais parceiros e financiadores, assente na transparência e na confiança.