Em setembro de 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram lançados pelas Nações Unidas, com grande expetativa das empresas. Desde então, o mundo empresarial têm-se multiplicado na organização de iniciativas de sensibilização, para a necessidade de cumprirmos com as metas definidas.
Em Maio de 2017, o SDG Survey of European Business for CSR Europe, concluía que 71% dos COEs Portugueses, considerava os ODS como parte da estratégia da sua empresa.
No entanto e apesar do caminho percorrido, o UN Global Progress Report de 2019, aponta que apenas 38 % das empresas inquiridas, estão a desenvolver ações relacionados com a implementação dos ODS.
Quando questionados sobre este gap, alguns responsáveis das áreas de sustentabilidade de diferentes organizações referem que “precisamos comunicar diferente”.
E como comunicar os ODS ?
1. É importante comunicar os ODS, como parte integrante da estratégia de sustentabilidade da sua empresa, aos diferentes stakeholders. No caso dos colaboradores, recomenda-se envolvê-los em torno dos objetivos, e prepará-los para as novas oportunidades de negócio. Não se esqueça que para muitos, os ODS são uma novidade.
Pense estrategicamente na sua cadeia de valor, e escolha quem deve ser impactado pela comunicação externa. Crie o relacionamento e os entendimentos, que conduzam a eventuais parcerias para o desenvolvimento sustentável.
2. Ao comunicar a estratégia de sustentabilidade com os seus stakeholders, use o storytelling. Associe os valores corporativos da sua marca á sua história de sustentabilidade. Conte uma história que impacte o seu público, mas que seja real. Marcas que inventaram histórias ou alteraram os fatos, tiverem a sua reputação afetada... e não se esqueça que a imagem vale mais que 1000 palavras.
3. Comunique de forma transparente, e construa a credibilidade, a confiança e o respeito baseado em dados concretos e factuais. Sem credibilidade, a comunicação é entendida como greenwashing e tem um efeito negativo no valor da marca. Utilize dados provenientes de estudos, e promova a participação em summits e conferências sobre sustentabilidade.
4. Construa conteúdos que possam ser partilhados, que possam ser vistos como boas práticas de sustentabilidade, e escolha os canais de comunicação do seu público-alvo para passar as suas mensagens. Comunicar a sustentabilidade, cria valor para a sua marca, e promove a sustentabilidade junto de terceiros.
5. Medir os resultados, assegura-nos o sucesso da comunicação. Procure definir objetivos claros, indicadores e as metas esperadas, que lhe permitam concluir se o resultado alcançado pela comunicação, atingiu as expetativas ... e não se esqueça que “o que não é medido, não é gerido”, incluindo o impacto gerado na implementação dos ODS pela sua empresa.
Luís Roberto | Managing Parter @Comunicatorium