a sua audiencia merece o melhor de si
Há pouco tempo falar em publico era considerado pela maioria das pessoas como o seu maior receio. Será diferente quando o fazem numa plataforma virtual ?
Na verdade existem algumas diferenças e é importante tê-las em consideração.
Não há duvidas que o teletrabalho por imensas razões veio para ficar e cada vez mais vamos ser confrontados com a situação de falarmos para uma audiência tendo apenas um ecrã que projeta a nossa imagem facial, um microfone para a nossa voz e eventualmente suporte de slides ou vídeo de uma apresentação.
O impacto de uma apresentação continua dependendo igualmente do interesse do seu conteúdo mas também da forma como é transmitida. Assim há que considerar e ter em atenção todas as oportunidades mas também as desvantagens que a situação de falarmos numa plataforma digital nos traz. A não presença fisicamente junto da audiência traz uma menor exposição do orador o que pode ter vantagens do ponto de vista da sua autoconfiança mas pode levar a um maior distanciamento, perdendo-se parte da capacidade de ter um feedback imediato. Qualquer comunicação faz -se de mensagem, imagem, linguagem corporal, voz e o feedback é fundamental para aferir de todos estes aspetos.
Preparação
A primeira questão é a escolha da plataforma, o familiarizar-se com ela com todas as suas funcionalidades e aspetos técnicos. Écran, utilização de slides, funcionalidades extra, mute ( microfone e vídeo ), chat. Este é um aspeto que já existia quando falamos num auditório mas que virtualmente é fundamental pois pode “apagar” a sua presença, trazer ruido, desligar sua voz, criar-lhe distração.
Cumpra a agenda. “Chegue” a horas. Se possível tenha ajuda na realização nomeadamente para resolver qualquer questão técnica e apoio na gestão das” entradas na sala “.
Prepara-se. Ensaie, Simule.
Conteúdo
Se tem suporte em slides verifique o conteúdo dos mesmos. Nesta situação virtual, e como a leitura do écran é mais fácil, não se deixe cair na tentação de usar demasiado texto. Adapte o conteúdo da sua apresentação à sua audiência. Os slides não devem conter demasiado texto mas também não devem ser isentos de conteúdo. Lembre-se que pode sempre enviar os conteúdos à sua audiência logo após ou imediatamente antes da apresentação podendo inclusivamente criar uma dinâmica com a sua audiência ainda antes do evento.
Tenha atenção à linguagem, à familiaridade, ao humor ou ao sarcasmo que usa (a visibilidade da sua expressão é limitada e pode causar mal entendidos).
Evite falar mais de 10 minutos sem qualquer interrupção ou pedido de feedback à sua audiência. Faça por exemplo, uma pergunta e peça uma resposta on-line. Pode ser um simples “sim” ou “não” respondido no chat.
Peça sempre á sua audiência que esteja com as camaras ligadas. É uma forma de pedir atenção sobre si. É também importante para a sua visualização de reações (mesmo que não consiga ver toda a gente em simultâneo).
É fundamental ter noção da sua audiência , pedir feedback, evitar estar a “falar sozinho”.
Imagem
Comece por verificar o local onde vai fazer a sua apresentação. Verifique se a luz é suficiente e se não lhe incide diretamente no rosto. Escolha o “pano de fundo“ recorde que quer a atenção em si e não na decoração de sua casa.
Tenha em atenção a sua imagem (casual / formal) função do tema e da audiência, não perdendo autenticidade. A sua imagem vai ditar, especialmente para quem não o conhece, uma “primeira impressão”. Seja empático. Lembre-se que tudo está centrado na sua cara, nas sua expressões. Seja verdadeiro e lembre-se que a expressão que usar é determinantes para a credibilidade do que está a dizer.
Atenção á imagem que projeta no ecrã. Se a câmara está focada no seu rosto significa que não deve subir as mãos em qualquer gesto que faça involuntariamente. Se quer mostrar as mãos, braço e tronco reposicione a sua camara.
Voz
A voz é absolutamente determinante e deve ser “usada“ porque é fundamental na comunicação numa plataforma digital. Muitas vezes a sua audiência está apenas a ouvi-lo. Use as pausas, faça as inflexões necessárias função do que está a dizer, pode até ler um texto mas não seja monocórdico. Use o “mute” quando necessário, para evitar ruídos desnecessário seus ou dos participantes.
Num mundo virtual continua a ser determinante criar empatia com a sua audiência, não deixe esse contacto ao acaso. A sua audiência merece sempre o melhor de si.
Vera Norte@Comunicatorium