“O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito” Peter Drucker
A comunicação e a liderança são duas faces da mesma moeda. A comunicação eficaz é fundamental no processo de liderança. Sem comunicação a liderança não é exercida.
A comunicação é a palavra, a voz a mensagem, mas é também e sobretudo o que é comunicado de uma forma “incontrolada” . A expressão não verbal conta com mais de 65% no processo de comunicação.
A leitura que cada um faz do “outro” é fundamental na interpretação da mensagem. Se essa leitura for sendo contruída sem “verificação” ela pode levar a crenças sobre o “outro” que vão fazer com que o processo de comunicação fique deveras mais pobre e sujeito a mal entendidos.
Na verdade hoje numa situação de menor contacto até que ponto os lideres tomaram consciência da necessidade de criar comunicação com maior regularidade ? ou será que se “refugiaram” no mail, na mensagem escrita ?
A comunicação apenas pela escrita é a mais pobre e por isso é fundamental fazer a “vídeo chamada”, o telefonema. Sem comunicação perde-se a proximidade e a garantia de que a mensagem está a ser transmitida de forma eficaz.
A linguagem corporal, além de extremamente complexa, é das formas de expressões mais genuínas da natureza humana. A linguagem gestual nasceu muito antes da comunicação escrita e está presente mesmo quando não nos apercebemos.
A ajuda desta componente da comunicação no exercício da liderança é fundamental porque permite criar “rapport” criar empatia “, criar confiança.
A nossa postura, o nosso olhar, as nossas expressões faciais, os nossos gestos, comunicam e revelam muito mais do que aquilo que dizemos verbalmente.
Diante deste novo padrão de comportamento, o olhar passou a exercer um importante papel na nossa maneira de expressar o que sentimos, aprovamos ou desaprovamos. Sim, não tenham dúvida de que os olhos falam.
O olhar é um dos elementos essenciais da linguagem corporal . Reflete muito do que sentimos, da nossa disposição.
Olhar com atenção para o seu interlocutor demonstra interesse no que ele está comunicando, denota respeito à pessoa.
É importante garantir sempre que a nossa linguagem não verbal não incida de forma negativa na comunicação.
Aparentar distração é um ponto negativo, evite desviar o olhar.
Olhar para baixo pode indicar que você está desconfortável, envergonhado ou até a esconder algo.
Um olhar excessivamente fixo é um dos elementos da linguagem não verbal que atrapalham a comunicação. Passa uma sensação de agressividade e é próprio de quem está a fingir.
Um rosto impassível , sem expressão ou excessivamente tenso envia uma mensagem de bloqueio. Como se não estivesse realmente envolvido na interação . Acontece o mesmo quando a câmara está desligada…
O gesticular a acompanhar de forma coerente o discurso faz criar mais confiança já que é normalmente um sinal de espontaneidade e sinceridade.
Por outro lado um sorriso é o elemento que abre portas na comunicação . Manifesta aceitação acolhimento e manifesta uma disposição positiva. É muito fácil também detetar um sorriso falso, porque se sorri com os lábios a face e os olhos em simultâneo. 😊
Por Vera Norte, Founder & Managing Partner Comunicatorium PWN mentor
Clique aqui para ver o artigo.