Liderança no Feminino – Entrevista Vera Norte managing partner do Comunicatorium

“Pertencer a uma minoria de mulheres em cargos de topo foi dos processos que mais me enriqueceu enquanto mulher e enquanto pessoa”, quem o afirma é Vera Norte, Founder & Managing Partner do Comunicatorium, que nos deu a conhecer um pouco mais da marca e do papel das mulheres no universo empresarial.”


A ATUAR EM PORTUGAL DESDE 2014, O COMUNICATORIUM É UMA PLATAFORMA TECNOLÓGIA, ÚNICA EM PORTUGAL. COMO SURGIU A PLATAFORMA?


O Comunicatorium nasceu com o propósito que espelha a experiência e a inovação que quisemos trazer para o espaço da Comunicação organizacional em Portugal .

Acreditamos que uma comunicação estratégica e eficaz contribui para o sucesso das organizações. Foi por isso que, com a experiência que possuímos, construímos uma metodologia inovadora que permite às empresas realizar um diagnóstico da comunicação em todas as suas vertentes, assente em dados quantitativos.

Baseado num modelo customizado à realidade de cada cliente, a metodologia conduz à identificação das linhas orientadoras da estratégia de comunicação e do Plano de Comunicação Integrado  complementa do por indicadores de performance (KPI ́s) que permitem a medição do nível de eficácia das iniciativas implementadas.

Esta metodologia está também disponível na Plataforma Digital desenvolvida em parceria com a  Universidade de Aveiro .


EM QUALQUER ORGANIZAÇÃO A COMUNICAÇÃO DESEMPENHA UM PAPEL FULCRAL. NA SUA OPINIÃO, AS EMPRESAS PORTUGUESAS TÊM ADOTADO UMA POLÍTICA SÉRIA DE DESENVOLVIMENTO APOSTANDO NUMA FORMA ASSERTIVA DE COMUNICAR?


Cada vez mais sentimos por parte das responsáveis empresarias a importância que dão à comunicação,  quer nos aspetos mais relacionados com a promoção dos seus produtos e serviços, quer com aspetos relacionados com a comunicação da organização e o seu impacto nas pessoas.

Estamos presentes em setores tão distintos como a Economia Social, o Ambiente, a Saúde, os Transportes, e onde a comunicação é uma preocupação cada vez maior.

Na era do digital, cada vez mais empresários têm facilitado o contacto com os seus públicos. No entanto, é preciso fazê-lo com um propósito, com mensagens-chave e comunicar de forma transparente e assertiva.

As empresas precisam definir a sua estratégia de comunicação alinhada com o seu negócio e ser capazes de medir resultados.


COMO É QUE A VOSSA TECNOLOGIA CONTRIBUI PARA O SUCESSO DE UMA EMPRESA?


Atualmente, o digital é essencial para o desenvolvimento das empresas. A comunicação é, na nossa opinião, a peça fundamental no apoio a estes processos de mudança nas organizações.

É preciso compreender a cultura organizativa e propor um conjunto de ações que estejam alinhadas com a estratégia do negócio e as expectativas das pessoas. Não temos um catálogo de ofertas mas sim, uma solução que é construída e adequada à realidade específica de cada organização .

A Metodologia Comunicatorium permite-nos esta abordagem.


A FORMA DE PENSAR E DE OBSERVAR É DIFERENTE NUM HOMEM E NUMA MULHER. NA SUA OPINIÃO, O QUE DISTINGUE UMA LIDERANÇA NO FEMININO DE UMA LIDERANÇA NO MASCULINO? QUAIS SÃO AS MAIS-VALIAS DE TER UMA EQUIPA TÃO DIFERENCIADA, COM HOMENS E MULHERES COM CARACTERÍSTICAS TÃO DISTINTAS?


Sinceramente e independentemente do sexo, há lideranças “boas“ e lideranças “más”. “Boas” porque conseguem fazer pessoas felizes a atingir os melhores resultados, ”Más“ quando fazem pessoas infelizes e desmotivadas a tentar, sem atingirem, os resultados esperados.

Acredito que temos, enquanto seres humanos, características diferentes, acredito na importância da diversidade. Um bom líder percebe o que ganha com esta diversidade. Infelizmente a maioria dos líderes que conheço prefere rodear-se de “ iguais a si “.

Quanto às características fundamentais a uma boa liderança, não se encontram exclusivamente num determinado sexo, raça, etnia, nacionalidade, credo...

Mas sou uma optimista. Acredito muito nas novas gerações!


SER MULHER, EM ALGUM MOMENTO DA SUA CARREIRA, FOI UM IMPEDITIVO OU COLOCOU ALGUM TIPO DE ENTRAVE À REALIZA ÇÃO DE UM OBJETIVO? EM QUE MEDIDA?


Não. Na verdade ser mulher não me impediu nunca de lutar sempre pelos meus objetivos, antes pelo contrário, diria. Ainda tive de ultrapassar alguns obstáculos que, acredito, as mulheres de hoje e do futuro não terão. Pertencer a uma minoria de mulheres em cargos de topo foi dos processos que mais me enriqueceu enquanto mulher e enquanto pessoa.


PARA O FUTURO, QUE PROJETOS QUER VER CONCRETIZADOS NO SEIO DA COMUNICATORIUM? QUAIS OS OBJETIVOS DELINEADOS EM TERMOS DE ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO DESTA EMPRESA?


Continuamos apostados numa estratégia de crescimento no mercado nacional. Estamos focados no desenvolvimento de soluções eficazes capazes de responder aos desafios atuais das empresas em matéria de comunicação organizacional.

Temos uma oferta de serviços inovadora e customizada assente na metodologia “Client oriented“ .

A área do desenvolvimento de competências de comunicação para liderança é uma das mais recetivas e que mais tem crescido, pelo que o nosso investimento nesta área vai continuar.

A comunicação interna é outra das áreas que queremos continuar a desenvolver . Há aqui muito espaço de intervenção. Na verdade, passada a época da crise, das restruturações que a maior parte das empresas se viu forçada a implementar, sentimos que agora a comunicação interna voltou a ser uma das prioridades das empresas, já que é através da comunicação interna que sensibilizamos, informamos e ganhamos o envolvimento dos colaboradores.

O Comunicatorium está no mercado há 5 anos. Pretendemos ser uma das top 10 empresas de comunicação empresarial nos próximos 5 anos.


VERSÃO ORIGINAL ONLINE E PDF