COVID-19 e agora ? o que devem as empresas comunicar aos colaboradores, clientes e à comunidade

Apesar dos planos de gestão de crise desenhados, ninguém estava verdadeiramente preparado para uma situação com o impacto mundial que nos afeta a todos. O COVID-19.

Os mais otimistas estimam que a primeira vaga da pandemia terminará no final do mês de maio, mas cientistas alertam para uma nova vaga do vírus até final do ano. Diz-se que as empresas entraram em coma profundo, depois da declaração do estado de emergência sem dia e hora para terminar. E agora ? O que as empresas vão comunicar aos colaboradores, clientes e à comunidade ?

Que comunicar aos colaboradores que estão em teletrabalho, ou que se mantêm nas instalações da empresa, assegurando o necessário à nossa sobrevivência.

O que dizer aos clientes, porque as medidas decretadas forçaram ao encerramento de portas de muitas empresas. E à comunidade ? qual o papel das empresas responsáveis ?

Ficam aqui algumas recomendações.

Colaboradores:

  1. Comunique regularmente com os seus colaboradores, utilizando os canais de comunicação que garantam que a informação chega a toda a população interna. Use um canal de comunicação digital que permita a interação com todos.
  2. Tente saber como estão. O seu estado de saúde e os níveis emocionais, e dê espaço para a partilha de boas práticas, mas também das suas preocupações. É importante não esquecer que para muitos o teletrabalho está a ser uma nova e desafiante experiência.
  3. Para os que se mantêm no local de trabalho, agradeça, agradeça e agradeça e faça sentir quanto é importante para todos o esforço que estão a fazer.
  4. Garanta que todos conhecem os seus objetivos, projetos ou outros trabalhos especificos em que estão envolvidos. É Importante manter o espírito de equipa e não perder a cultura da organização.

Clientes:

  1. Repense a sua comunicação, por forma a estar mais alinhado com as atuais necessidades e expetativas dos seus clientes.
  2. Comunique como estão a ser assegurados os serviços, e as facilidades no acesso aos mesmos. Informe os seus clientes sobre os recursos e os meios disponíveis para o ajudar, sempre que necessário.
  3. Seja transparente na forma como comunica, e use o momento atual para reforçar a relação com os seus clientes. Comunique qual o contributo da sua empresa no controlo da pandemia.

Comunidade:

  1. Partilhe informação credível e factual, que contribua para o esclarecimento da comunidade na prevenção e no combate á pandemia.
  2. Comunique com clareza e coerência, os apoios sociais á comunidade local ou nacional no combate da pandemia. A sua comunicação é uma expressão do compromisso publico perante os seus stakeholders.

Por último, use a crise como uma oportunidade para rever a estratégia de comunicação da sua empresa e ... #FiqueEmCasa

Luis Roberto @comunicatorium