Comunicação Ambiental

 

E o milagre dos copos de cartão !

As imagens de um planeta sem esperança com recursos a esgotarem -se, doente e poluído, perdendo biodiversidade, são aterradoras. Essas imagens tiveram e têm, felizmente, um impacto em todos nós.

Os temas do Ambiente, da biodiversidade, da economia circular estão na agenda e estão para ficar. Cada vez mais os cidadãos tem consciência de que o que seu papel é relevante e pode fazer a diferença. Cada vez mais multiplicam -se as iniciativas individuais e corporativas.

Mas, será que estamos realmente a mudar os nossos comportamentos no sentido certo ? No sentido da prevenção? No sentido da substituição de materiais não recicláveis por materiais recicláveis ou que possam ser reutilizados? Está a comunicação ambiental a ser feita de forma clara e transparente? Sabemos o que devemos fazer? Porquê ?

A que escala podemos nós contribuir para minimizar os problemas que afetam o nosso planeta, país, bairro ?

Sim porque a verdade dos factos é mesmo essa : não há milagres e estamos perante uma situação dramática e complexa , complexa e difícil de comunicar dramática e sem uma solução milagrosa.

Continuamos com as taxas de reciclagem abaixo das metas estabelecidas pela Comunidade Europeia . Os custos da não reciclagem são cada vez maiores e os grandes esforços continuam a não ser feitos. O separar das embalagens tem de ser um gesto visível e punível socialmente. Pior do que usar uma embalagem de plástico só mesmo não a colocar para reciclagem.

Temos sobretudo uma oportunidade para uma comunicação diferente das várias entidades, construtiva de abertura ao diálogo com os seus consumidores e parceiros no sentido de se criarem relações de confiança e não de cavalgar em ondas de “modas “ que levam a ações populistas mas que não têm impacto positivo e por vezes são exatamente o contrário do que se pretende como por exemplo a substituição de copos 100% recicláveis de plástico por copos de “cartão” encerados ou plastificados e não recicláveis.

A Comunicação com propósito, mas sobretudo com clareza , uma vez mais é fundamental .

Vera Norte | Managing Parter @Comunicatorium